Ecoturismo em Caçu

Cercada pela natureza, Caçu é o paraíso dos ecoturistas, embora a cidade não seja muito divulgada (ainda). 

Caçu é cercada pelos rios Claro, Verdinho e Paranaíba, que formam ao longo dos seus trajetos lindos cenários, além de cascatas, saltos e cachoeiras que são tesouros escondidos no interior de Goiás. 

Pelo caminho até os rios, há casinhas quase centenárias que resistem ao tempo e deixam a paisagem mais bucólica, e um povo hospitaleiro que irá indicar os melhores caminhos. Então vamos conhecer um pouco do ecoturismo em Caçu e região!

 

Cachoeiras e Saltos em Caçu

Aqueles locais que você precisa conhecer! 

 

Cachoeira Salto Marianinho Carneiro

O Rio Claro nasce na serra do Caiapó, entre os municípios de Jataí e Caiapônia. Percorre aproximadamente 400 km, da nascente à foz, e forma belos cenários e também cascatas e saltos. Entre eles, há um muito especial que você não pode deixar de visitar em sua estada por aqui: Salto Marianinho Carneiro

Imagem: Carlos Eduardo Nunes Freitas | Sete Fotografia.

Formado pelo Rio Claro, o Salto esbanja lindas quedas d’água, água limpa e uma pequena praia que emoldura a piscina natural. O Salto Marianinho Carneiro é um lugar convidativo para um relaxante e refrescante banho nos dias quentes de Goiás.

Imagem: Carlos Eduardo Nunes Freitas | Sete Fotografia.

 

Salto Enoch Franco

Também formado pelo rio Claro, o Salto Enoch Franco é mais alto e tão belo quanto o salto Marianinho. 

Imagem: Carlos Eduardo Nunes Freitas | Sete Fotografia.
Imagem: Carlos Eduardo Nunes Freitas | Sete Fotografia.

Em ambos os saltos é possível tomar um banho de cachoeira (com cuidado), e também praticar esportes aquáticos, como caiaque e passeios de barco. 

 

Lago do Ribeirão Caçu 

O Rio Claro também forma o principal lago e ponto turístico de Caçu, o Ribeirão Caçu. 

Imagem do Lago Ribeirão Caçu, i9, via Facebook @cacugoias.

O lago é formado devido ao represamento do rio pela usinas hidroelétrica de Caçu, permitindo esportes aquáticos, bem como cenários lindos para caminhadas e trilhas de bike.

 

Cataratas do Itaguaçu

E as últimas quedas d´água do Rio Claro ocorre em São Simão, no Distrito de Itaguaçu - a 87km de Caçu, e são exuberantes, formando as Cataratas do Itaguaçu. 

Imagem das Cataratas do Itaguaçu por Saulo, via site Curta Mais.

As Cataratas do Itaguaçu são formadas em meio às rochas e muita mata, porém não é difícil acessá-las. A partir do distrito, é só seguir pela rua principal para chegar a um ponte com o início delas. Seguindo para uma segunda ponte encontra-se a parte mais exuberante. 

Para chegar até nas águas, é só percorrer trilhas e pronto! Mergulho garantido (claro que sempre cuidando pelas pedras e correnteza). E nesse trecho o rio tem uma bifurcação, que forma uma ilha surpreendente. 

Imagem Ilha das Cataratas de Itaguaçu - Carlos Eduardo Nunes Freitas | Sete Fotografia.

O rio tem muitas corredeiras nesses trechos e é bastante procurando para rafting e canoagem.

Não há muita infraestrutura turística, como um parque oficial. Alguns restaurantes estão se estruturando no local e servem de apoio para curtir o dia com mais comodidade. Mas, você pode fazer como muitos moradores que utilizam as margens verdinhas para curtir um dia de piquenique e aproveitar as águas, fica a dica! 

 

Esportes Aquáticos

Com tanta riqueza hídrica na cidade, os esportes aquáticos não poderiam ficar de fora do ecoturismo em Caçu. Nos rios e lagos você poderá praticar caiaque, standp up paddle, curtir um passeio de barco ou de jet-ski, ou, para os mais radicais, curtir um rafting pelas cataratas. Que tal? 

 

Trilhas de Bike - Ciclismo em Caçu 

E, com tantos rios e natureza, com certeza as trilhas fazem parte da aventura. As trilhas de bike são as mais procuradas. 

Quem não abre mão de uma boa pedalada, vai adorar saber que Caçu possui algumas trilhas bem atrativas para o esporte. As principais são:

  • Rotas pelas Fazendas da Região: 17,5km - Leve a Moderada
  • Bate Volta Caçu / Rio Verdinho: 44,56 km - Moderada
  • Itarumã: 62 km - Moderada
  • Ribeirão dos Paulas: 28,21 km - Moderada 
  • Rosilho + Soledade: 53,91 km - Moderada
  • Ribeirão dos Paulas reduzido: 16,14 km - Moderada
  • Ribeirão reduzido + Buracão: 23,45 km - Moderada 
Trilha de Bicicleta em Caçu - Fábio | Império Hotel

Veja mais opções e trajetos de trilhas no Wikiloc clicando aqui ou acesse o aplicativo Strava para ver todas as opções!

 

Com tesouros ainda escondidos, Caçu reserva muitas belezas naturais para você aproveitar. Fale com a gente e venha conhecer nossa bela região!